Olá! Eu sou o teu sintoma.

Olá! Eu sou o teu sintoma.

Olá! Eu tenho muitos nomes: dor de joelho, abcesso, dor de estômago, reumatismo, asma, gripe, dor nas costas, ciática, cancro, depressão, enxaqueca, tosse, dor de garganta, insuficiência renal, diabetes, hemorróidas e a lista continua. Ofereci-me como voluntário para o pior trabalho: ser o portador de notícias pouco agradáveis para ti. Tu não entendes, ninguém me …

Um presente para todos

Um presente para todos

“E quando você volta a trabalhar? Como se ficar em casa cuidando dos filhos não fosse importante.” Para mim, cabe nesta questão toda a essência do Começo da Vida, documentário que considero um presente para a sociedade. Vivemos inseridos numa cultura tão imediatista que só consegue perceber valor naquilo que dá resultado imediato, visível, palpável, …

MÃES E FILHAS: VÍNCULO QUE CURA, VÍNCULO QUE FERE

MÃES E FILHAS: VÍNCULO QUE CURA, VÍNCULO QUE FERE

“Nossas células se dividiram e desenvolveram ao ritmo do seu batimento cardíaco; nossa pele, cabelo, coração, pulmões e ossos foram alimentados pelo seu sangue, sangue que estava cheio de substâncias neuroquímicas formadas em resposta a seus pensamentos, crenças e emoções. Se sentia medo, ansiedade, nervosismo, ou muito infeliz sobre a gravidez, nossos corpos absorviam; se …

O menino que carregava água na peneira.

O menino que carregava água na peneira.

Tenho um livro sobre águas e meninos. Gostei mais de um menino que carregava água na peneira. A mãe disse que carregar água na peneira era o mesmo que roubar um vento e sair correndo com ele para mostrar aos irmãos. A mãe disse que era o mesmo que catar espinhos na água O mesmo …

Filhos. Aprendo que é preciso ter coragem para voar e deixar voar.

Filhos. Aprendo que é preciso ter coragem para voar e deixar voar.

Sei que é inevitável e bom que os filhos deixem de ser crianças e abandonem a proteção do ninho. Eu mesmo sempre os empurrei para fora. Sei que é inevitável que eles voem em todas as direções como andorinhas adoidadas. Sei que é inevitável que eles construam seus próprios ninhos e eu fique como o …

Da horta à floresta

Ernst Götsch é um agricultor e pesquisador suíço que migrou para o Brasil no começo da década de 80 e se estabeleceu em uma fazenda na zona cacaueira do sul da Bahia. Desde então, vem desenvolvendo técnicas de recuperação de solos por meio de métodos de plantio que mimetizam a regeneração natural de florestas. Com …

Des(cons)truir para reconstruir

Des(cons)truir para reconstruir

18 de Janeiro de 2016 Já faz um tempo que tenho me percebido extremamente explosiva. Pavio curto mesmo. Fácil, fácil me via furiosa. Muitas vezes, analisando depois a situação, não conseguia entender por que me deixava levar tão fortemente pela irritação. Aquilo pra mim era um verdadeiro incômodo.  Conversando sobre isso com uma pessoa que …

Quando o estresse penetra na pele

Quando o estresse penetra na pele

Às 5h45 do dia 17 de janeiro de 1995 a terra tremeu no sul do Japão. Em apenas 20 segundos, a catástrofe natural em Kobe eliminou ávida mais de 6 mil pessoas e aniquilou 300 mil casas. A violenta destruição não passou incólume pelo psiquismo dos afetados. Conforme comprovam inúmeros estudos, nas áreas destruídas repentinamente …

É loucura criarmos uma vida na qual só existam sucesso e felicidade

É loucura criarmos uma vida na qual só existam sucesso e felicidade

Liz Gilbert, autora de Comer, Rezar e Amar, conta à coluna o que revela, em seu novo livro, sobre como enfrentar o medo, evitar metas impossíveis e superar os desafios do processo criativo  Foi depois do enorme e inesperado sucesso de seu livro Comer, Rezar e Amar e de ser interpretada por Julia Roberts no cinema …

Entre o ter e o ser.

Entre o ter e o ser.

Quando se fala das incertezas sobre os rumos do país e do mundo, a primeira preocupação que costuma vir à mente é em relação ao dinheiro – e tudo que ele significa tanto na vida real quanto em nossa fantasia. Fala-se muito dele, preocupa-se demais com ele – ou com sua falta. Sem dúvida há …